Fome, substantivo feminino

Em agosto de 2018 a Agência Pública e a Oxfam Brasil lançaram o concurso Microbolsas Fome, que abriu inscrições para que repórteres de todo o país propusessem pautas sobre a volta da fome à realidade brasileira. Nosso Mulheres 50 Mais foi um dos quatro projetos escolhidos entre as 83 propostas de 15 estados brasileiros. Recebemos apoio financeiro e mentoria para desenvolver o especial “Fome, substantivo feminino”, nossa proposta de investigar como as mulheres lidam com a triste realidade da fome quando ela se instala em seus lares e avança sobre sua prole.

Nesta reportagem realizada a muitas mãos mostramos como a realidade é mal retratada pelas estatísticas nos bolsões de pobreza do estado do Rio de Janeiro, que tem o segundo maior PIB do país. Como muitas mulheres ainda deixam de comer para alimentar os filhos pequenos enquanto driblam a violência dentro e fora de casa. E como têm enfrentado cortes nos programas sociais que roubam sua autonomia recém-conquistada e as empurram de volta para a miséria e a violência doméstica.

Foto Ana Lúcia Araújo / Agência Pública

Durante três meses, nosso time realizou mais de 50 entrevistas. Ouvimos mulheres em Japeri, uma das cidades mais violentas da Região Metropolitana do Rio, e num quilombo em Vargem Grande, na Zona Oeste. Impregnadas com as histórias de Luzias, Jorginas, Suelens, Sônias e Mônicas, entrevistamos alguns dos maiores especialistas sobre políticas sociais no Brasil. E colhemos deles o atestado de que o quadro de pobreza extrema se agravou nos últimos anos, fruto da crise econômica e dos cortes no programa Bolsa Família.

Neste link, você pode conferir o resultado completo publicado na Agência Pública: https://apublica.org/especial/fome-substantivo-feminino/

E abaixo você pode conferir no vídeo relatos de algumas dessas mulheres e ver as imagens do trabalho realizado por nossa equipe: Angelina Nunes, Ana Lúcia Araújo, Elvira Lobato, Claudia Lima, Cristina Alves e Regina Eleutério.


Mulheres50mais

Mulheres50mais

Deixe um Comentário